quinta-feira, 11 de abril de 2013

Torquato Neto

"eu, brasileiro, confesso
minha culpa, meu pecado
meu sonho desesperado
meu bem guardado segredo
minha aflição"
Torquato Neto e Gilberto Gil





       Dentro do cenário nacional, Torquato Neto, é ,sem dúvidas, o autor piauiense mais conhecido. Poeta, jornalista, letrista de música popular, experimentador da contracultura brasileira, Torquato Pereira de Araújo Neto nasceu em Teresina, no dia 9 de novembro de 1944. Filho de um defensor público (Heli da Rocha Nunes) e de uma professora primária de Teresina (Maria Salomé Nunes). Aos 16 anos mudou-se para Salvador para os estudos secundários, onde conheceu Gilberto Gil, Gal Costa, Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Obra

Cogito

eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível


eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes
nesta hora


eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim


eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranquilamente
todas as horas do fim.


Na literatura, Torquato escreveu "Os últimos dias de paupéria".

Clik na imagem para baixar o livro

Composições:





Discografia:
  • Tropicália ou "panis et circensis (1968) - Philips LP
  • Os últimos dias de Paupéria (1973) - Eldorado Editora Compacto simples
  • Torquato Neto - Um poeta desflha a bandeira e a manhã tropical se inicia (1985) - RioArte/Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado do Piauí LP
  • Todo dia é dia D (2002) - Dubas Música CD
Filmografia: 
Como Ator:
Nosferatu, de Ivan Cardoso, como Protagonista, "Vampiro" - (1970)
Terror da Vermelha, de Torquato Neto, participação, (1971,1972)
Adão e Eva, do Paraíso ao consumo - (Super8, Teresina, roteiro de Edmar Oliveira - Torquato Neto - Adão - e Claudete Dias - Eva).

Como diretor:
Terror da Vermelha, (1971,1972)

Tropicália

       Movimento cultural brasileiro que surgiu sob a influência de correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o pop-rock e o concretismo); misturou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais.

Início
    Surgiu da união de uma série de artistas baianos, no contexto do Festival de Música Popular Brasileira promovidos pela Rede Record, em São Paulo, e Globo, no Rio de Janeiro.

      Influências: Movimento antropofágico, pop art, concretismo Queria-se quebrar todas as tendências, informações, manifestações do pensamento e então expressar a realidade do artista brasileiro.

Principais nomes:
Torquato Neto
Hélio Oiticica
Arnaldo Baptista
Caetano Veloso
Capinam
Gal Costa
Gilberto Gil
Glauber Rocha
Guilherme Araújo
Jards Macalé
Jorge Mautner
Júlio Medaglia
Lanny Gordin
Os Mutantes
Rita Lee
Rogério Duarte
Rogério Duprat
Tom Zé
Waly Salomão
Nara Leão

Suicídio

       Torquato se matou um dia depois de seu 28º aniversário, em 1972. Depois de voltar de uma festa, trancou-se no banheiro e abriu o gás. Sua mulher dormia em outro aposento da casa. O escritor foi encontrado na manhã seguinte pela empregada da família.
Sua nota suicida dizia: "FICO. Não consigo acompanhar a marcha do progresso de minha mulher ou sou uma grande múmia que só pensa em múmias mesmo vivas e lindas feito a minha mulher na sua louca disparada para o progresso. Tenho saudades como os cariocas do tempo em que eu me sentia e achava que era um guia de cegos. Depois começaram a ver e enquanto me contorcia de dores o cacho de banana caía. De modo q FICO sossegado por aqui mesmo enquanto dure. Ana é uma SANTA de véu e grinalda com um palhaço empacotado ao lado. Não acredito em amor de múmias e é por isso que eu FICO e vou ficando por causa de este amor. Pra mim chega! Vocês aí, peço o favor de não sacudirem demais o Thiago. Ele pode acordar". Thiago era o filho de dois anos de idade.

Anjo Torto

O Poeta desafia conceitos, entorta as regras, fala de amor com a bravura da guerra e gostaria de parar guerras com uma flor. Cada palavra que não sai de sua boca, cada verso impedido de adornar o papel, vira angustia e consome-o, torna-o mais inferno que céu. Ele explode em sílabas tônicas e conjuga verdades  improferíveis, por aqueles que deveriam ser os primeiros a dizê-las. É preciso compreendê-lo, mas não desculpá-lo, pois nenhum deles, do mais amável ao intolerável, declamou um poema sequer que se arrependesse.


Documentário especial sobre "Torquato Neto"



Site sobre Torquato Neto


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário